publicidade
Lula envia ao Congresso projeto que cria Instituto Federal do Sertão
05/01/2026 09:50
Notícia Paraibana com Suetoni Souto Maior Ricardo Stucker / Presidência da República

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional, na última sexta-feira (02), um projeto de lei que propõe a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano. De acordo com a proposta, a estrutura terá sua reitoria na cidade de Patos. A iniciativa fortalece a política de interiorização do ensino técnico e superior e reconhece o papel estratégico da cidade como polo regional de educação.

O novo instituto será criado a partir do desmembramento do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e passará a integrar formalmente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, tendo Patos como sede administrativa.

O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) destacou a relevância da proposta para o desenvolvimento regional. “A descentralização do ensino superior no interior consiste em uma bandeira que abraço desde o meu primeiro mandato. Essa é uma iniciativa que aponta para o futuro, ao fortalecer a formação de mão de obra ainda mais qualificada, atrair empresas e gerar desenvolvimento. Patos já se consolidou como um polo regional de educação e conhecimento, recebendo estudantes de toda a Paraíba e de estados vizinhos. A criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano fortalece esse papel e amplia as oportunidades para milhares de jovens”, declarou.

O parlamentar ressaltou ainda que a medida reconhece e valoriza o merecimento do povo sertanejo, uma população marcada por grandes vocações, talentos e capacidade de superação, que agora poderá ter seu potencial ainda mais ampliado por meio do acesso ao conhecimento científico, à educação de qualidade e a políticas públicas estruturantes voltadas para o desenvolvimento do interior do Nordeste.

De acordo com o projeto de lei, a criação do Instituto Federal do Sertão Paraibano será regulamentada por ato do Poder Executivo Federal. A expectativa é que a nova instituição amplie a oferta de cursos técnicos, tecnológicos e superiores, fortalecendo a formação profissional e acadêmica no Sertão paraibano e consolidando Patos como um dos principais centros educacionais do interior do Nordeste.

Compartilhe: