publicidade
Nicolás Maduro se declara inocente em audiência em Nova York
05/01/2026 21:44
Notícia Paraibana com G1 REUTERS/Eduardo Muñoz
Nicolas Maduro chega ao Heliporto do Centro de Manhattan. — Foto: REUTERS/Eduardo Muñoz

Nicolás Maduro compareceu nesta segunda-feira (05) a um tribunal de Nova York para sua 1ª audiência. Algemado nos tornozelos e fone de ouvido, ele ouviu as acusações de narcoterrorismo e tráfico de cocaína, mas se declarou inocente e declarou que era um “prisioneiro de guerra” do governo Trump e um “homem decente”.

“Eu sou inocente. Eu sou um homem decente. Eu sou um presidente”, declarou Maduro, que disse ainda ser presidente da Venezuela.

Desenho mostra Nicolás Maduro durante audiência na Justiça — Foto: REUTERS/Jane Rosenberg

A audiência foi um trâmite burocrático da Justiça norte-americana, no qual réus devem comparecer para ouvir formalmente por que estão sendo julgados. Agora, o juiz responsável pelo caso marcou uma nova audiência foi marcada para 17 de março, na qual Maduro e sua esposa prestarão depoimento.

Maduro e Cilia foram capturados pelo Exército norte-americano em operação militar realizada na madrugada do último sábado (3) em Caracas e levados ao Centro de Detenção Metropolitano (MDC, na sigla em inglês), no Brooklyn. Após ser capturado pelos Estados Unidos, o venezuelano declarou inocência em todos os quatro crimes aos que responde na Justiça norte-americana. São eles:

Narcoterrorismo;
Conspiração para o tráfico de cocaína;
Posse de armas e explosivos;
Conspiração para a posse de armas e explosivos.

No sábado, o presidente Donald Trump disse que Maduro tinha sido capturado em um ataque de grande escala e afirmou que os EUA iriam administrar a Venezuela de forma interina. E, nesta segunda, Delcy Rodríguez, a vice-presidente, tomou posse interinamente, chamando o ocorrido de “sequestro”.

Compartilhe: